Quase uma semana depois de instalada a polémica sobre a alegada recolha de dados sobre a localização geográfica dos utilizadores do iPhone sem o consentimento destes, a Apple emitiu um comunicado oficial sobre o assunto, desmentindo as informações avançadas.
"A Apple não guarda regista a localização dos iPhones, nunca o fez e não planeia fazê-lo", afirma a empresa numa nota publicada online.
Os alegados registos que permitem obter coordenadas geográficas tratam-se afinal de uma base de dados de pontos Wi-Fi e antenas de redes móveis próximas do local onde e encontra um utilizador, que é constantemente actualizada, sendo os dados passados também para o iTunes quando o smartphone é ligado a um computador e sincronizado com ele.
Segundo explicou a fabricante, o objectivo da funcionalidade é ajudar o telefone a calcular mais rapidamente a sua localização quando solicitado pelo utilizador. O recurso a este mecanismo ajuda a reduzir para "alguns segundos" uma tarefa que, quando levada a cabo apenas com recurso à informação do satélite GPS demora "alguns minutos", alega.
Noticia: TeK Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário